• Imprensa

Zezéu é escolhido para receber Prêmio Lúcio Costa



Falecido em 2015, o político baiano Zezéu Ribeiro (PT) será homenageado pela Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, com o Prêmio Lúcio Costa, que reconhece a atuação de entidades e personalidades nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação. A indicação feita pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT) foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira (11), na Comissão de Desenvolvimento Urbano. "Ele submeteu a arquitetura e a política ao seu olhar social. Zezéu pensava em quem não podia pagar, e fez projeto para o pobre ter direito a assistência técnica de arquiteto e engenheiro. Não por acaso, o plenário da CDU leva o nome dele. É uma homenagem mais do que justa", afirmou o parlamentar.

 

Natural de Salvador, Zezéu foi vereador, deputado federal, conselheiro do Tribunal de Contas e presidente do PT na Bahia. Também presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano, atuou no Instituto dos Arquitetos do Brasil, foi secretário de Planejamento do Governo Jaques Wagner, na Bahia, e presidiu a Conseplan - Conselho Nacional dos Secretários de Planejamento.

Zezéu foi autor da lei da Assistência para Moradia de Interesse Social (Lei nº 11.888/08), do Projeto de Lei do Serviço de Moradia Social, foi relator do Estatuto das Metrópoles (13.089/15) e da PEC 150/2003, que vincula 2% das receitas da União e 1% das receitas dos Estados e Municípios para a produção de moradias sociais.


Ao todo, foram feitas 18 indicações à premiação, que acontecerá no dia 30 de outubro no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

0 visualização0 comentário