1/5

História

Joseildo Ramos está no seu primeiro mandato como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, é engenheiro agrônomo formado pela UFBA, servidor de carreira do Banco do Nordeste e pai de cinco filhos. Entre 2001 e 2008, foi prefeito do município de Alagoinhas e deixou o cargo com mais de 82% de aprovação popular. Em 2009, tornou-se peça importante do Governo Jaques Wagner na Bahia, atuando ao lado do então secretário de Relações Institucionais, e atual governador do Estado, Rui Costa.

Em 2010, foi eleito para o primeiro mandato como deputado estadual e foi reeleito no pleito seguinte, permanecendo até 2018. Na Assembleia Legislativa da Bahia, foi líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores, a maior da Casa, presidente da Comissão de Constituição e Justiça por quatro anos, relator da CPI da Telefonia e autor de projetos importantes como o de combate ao trabalho análogo à escravidão no Estado, a revogação da Lei de Privatização da Embasa e o Parlamento Verde.

 

ATUAÇÃO NA CÂMARA DE DEPUTADOS

 

Atualmente, Joseildo é membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano, e suplente das Comissões de Legislação Participativa e de Finanças e Tributação. Participa também da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, e foi escolhido pela liderança do Partido dos Trabalhadores para integrar a Comissão Especial que trata da PEC da Reforma Tributária.

 

Foi o responsável por apresentar o requerimento que determinou que a Medida Provisória que alterava o Marco Regulatório do Saneamento fosse discutida em todas as regiões do país, e presidiu o evento do Nordeste, que ocorreu em maio de 2019, em Salvador.

 

Joseildo é também autor do Projeto de Lei que deve proibir o nepotismo eleitoral, coibindo que parentes de até segundo grau (como pais, filhos e esposas) disputem a mesma eleição. A iniciativa veda ainda a participação de parentes de parlamentares que já exercem mandato no pleito eleitoral. A iniciativa visa garantir o equilíbrio, evitando que famílias inteiras sejam perpetuadas no poder por meio de reproduções de estruturas partidárias.